Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014

Belo Horizonte | MG | Brasil

Barraqueiros da Área Externa do Mineirão farão ato reivindicando seu direito ao Trabalho!

Barraqueiros da Área Externa do Mineirão farão ato reivindicando seu direito ao Trabalho! 

 

A Associação dos Barraqueiros da Área Miterna do Mineirão (ABAEM) estará hoje, por volta de meio-dia na porta do Ministério Público Estadual buscando uma solução para a gravíssima situação em que se encontram. A ABAEM é composta por  cerca de 150 pessoas de baixa renda – em sua maioria mulheres e idosos – que tiravam seu sustento da venda de comida, bebida e produtos esportivos na área externa do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, em dias de jogos. Muitas dessas pessoas, trabalhavam no local desde a fundação do mesmo em 1965. Porém, desde 2010, quando o Estádio foi fechado para reformas e transferido ao Consócio Minas Arena, os trabalhadores organizados na ABAEM enfrentam sérias dificuldades de ordem financeira, relegados à sua própria sorte, em decorrência das obras para realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e de sua Zona de Exclusão (prevista na Lei Geral) que proíbe o comércio informal e popular ao redor dos Estádios. Inicia-se aí uma longa jornada de lutas, na qual contam com a colaboração e apoio de movimentos como o Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (COPAC-BH) e a StreetNet.

 

Inúmeras audiências, reuniões e negociações foram realizadas no sentido de atender à essa demanda no âmbito das três esferas de governo, envolvendo, dentre outro atores institucionais o Ministério Público Federal, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Defensoria Pública Estadual de Minas Gerais, Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social do Governo do Estado de Minas Gerais, bem como o Ministério Público Estadual de Minas Gerais; entretanto os 150  trabalhadores e trabalhadoras, bem como suas famílias, permanecem ainda sem acesso à sua principal fonte de renda, tendo mantida a situação de violação do seu Direito Fundamental ao Trabalho. 

Considerando o compromisso assumido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social de promover emprego e renda como importante atribuição na esfera do desenvolvimento social, o que não foi cumprido no caso dos Barraqueiros em muito devido a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e em apoio à Associação dos Barraqueiros da Área Externa do Mineirão (ABAEM), exigimos que as devidas providências sejam tomadas para o retorno imediato das barraqueiras e barraqueiros à área externa do Mineirão! 

Nenhum minuto a mais de violação do direito ao Trabalho! Volta Tropeirão!

Copa pra quem?

COPAC-BH

 

 

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: