Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014

Belo Horizonte | MG | Brasil

II SEMINÁRIO DO COMITÊ POPULAR DOS ATINGIDOS PELA COPA – BH 

cabeçalho.jpg

No próximo mês de junho a nossa cidade será uma das sedes dos jogos da Copa das Confederações, evento de preparação para a Copa do Mundo 2014. Para organizar este evento diversas violações de direitos foram cometidas em nossa cidade. Entre elas:

-Remoções forçadas de famílias sem ofertar soluções dignas;

-Perseguição a população de rua e artesãos nômades;

-Suspensão das Feiras do Entorno Mineirão – desde 2011 – e Feira do Mineirinho, este ano;

-Obras viárias sem planejamento, demoradas e que não resolvem os problemas da cidade;

-Licitações fraudulentas: -Duplicação da Pedro I pela Delta, investigada na CPI do Cachoeira 

-Contrato com a Minas Arena privatizando um espaço público:

-Projetos de lei incentivando a especulação imobiliária e verticalização da cidade.

Está registrado ainda um aumento gradativo de tráfico de mulheres às vésperas dos Megaeventos em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Denunciamos também a suspensão de premissas básicas de nosso estado de direito, como a obstenção do Direito à Manifestação Pública, Direito à Greve e o Ir e vir, agredidos pela Lei Geral da Copa e pelo PL 728 em tramitação no Senado, criando um verdadeiro Estado de exceção.

Para completar, vislumbrando um quadro há muito tempo alertado por diversos estudiosos dos grandes eventos: uma grande dívida pública a ser paga nos próximos anos! Apenas o Governo Federal já investiu mais de 70 bilhões de reais nas obras para a Copa – PAC2. Estádios, avenidas, aeroportos, sistemas de transporte e comunicação montados para atender aos eventos da FIFA, pagos com o dinheiro dos Brasileiros.

Um evento com essas proporções, um dos maiores do mundo em movimentação de dinheiro e púlico, ainda rende mais. Empresários de todo mundo abrem seus olhos para o Brasil, especialmente com a galopante crise Européia, já vemos empresários Europeus de olho nas vultuosas divisas liberadas pelo Governo. Na Região Metropolitana de BH, nos arredores de Confins, por exemplo, são anunciados condomínios e um complexo cultural a serem construídos por empresários Portugueses.

Contaminados pelas insistentes propagandas e tomados pela paixão ao futebol, a maioria da população ainda não percebeu o gigantesco impacto negativo que a Copa nos deixará: uma dívida a ser paga nos próximos 20 anos. Estes dados, inclusive o tempo de pagamento da dívida é baseado na experiência de outros países que sediaram eventos semelhantes.

O Comitê Popular dos Atingidos Pela Copa 2014 – BH, vem acompanhando estas e outras ações para a realização dos jogos e quer dividir com a população estes entendimentos. É hora de apoderarmos da nossa cidade! Convidamos você a vir debater sobre estes legados negativos que teremos pela frente. Como podemos minimiza-los? Como enfrentar a sanha do capital especulativo internacional? Como reverter contratos públicos e violações? Como fazer desta Copa um momento de união e cidadania?

Programação:

_____________________________________________________________________

Quinta-feira, dia 13.

– Mesa de abertura: Comitês Populares dos Atingidos pela Copa (ANCOP) – 19:00 às 21:00

Sexta-feira, dia 14.

– É proibido morar: Obras públicas, intervenções urbanas e violações do direito à cidade.10:00 às 12:00.

– É proibido trabalhar: Trabalho informal e a Copa do Mundo. 14:00 as 16:00

– É proibido Manifestar: Copa do Mundo e cidade de exceção. 16:30 as 18:30

– É proibido jogar: Relações internacionais, Fifa, CBF e Governo Federal 19:00 as 21:00

Sábado, dia 15.

Copelada na Savassi: monte seu time e participe do futebol lúdico, popular e de rua! (Horário e local a confirmar).

____________________________________________________________

Local do seminário: Auditório da faculdade de arquitetura da UFMG (R. Paraíba, 697. Bairro: Funcionários, Belo Horizonte-MG)

Inscrições: para obter certificado de participação mande um e-mail para atingidoscopa2014@gmail.com com seu nome completo e o segmento social que faz parte, estudante, ativistas, acadêmicos ou setores sociais atingidos pela Copa.

Realização: Comitê Popular dos Atingidos pela Copa e  Programa Pólos de Cidadania

Anúncios

3 Respostas para “

  1. isabella 14 de junho de 2013 às 16:54

    O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais a pretexto de proteger a população durante a copa das confederações, acaba de proibir sindicatos de se manifestarem NÃO APENAS no entorno do Estádio Mineirão MAS EM QUALQUER REGIÃO OU LOGRADOURO DE MG !!!
    Decisão absurda que viola o direito de expressão e de reunião pacífica garantida no art. 5 da Constituição de 1988.

  2. Flavio Moraes 21 de junho de 2013 às 01:20

    Experimentem passar a noite em algum posto de pronto atendimento do SUS. Fiquem lá apenas observando, anonimamente, uma noite inteira. Depois da experiência leiam novamente vossa pauta de exigências e façam um exame de consciência. Eu queria ser parte de protestos, porém, perco a vontade de somar esforços quando leio vossa pauta pelo simples fato de acreditar em outras prioridades.

  3. Magali Ferraz Trindade 24 de junho de 2013 às 15:27

    Bom dia, estou sabendo que vocês estão fazendo um documento para ser entregue ao Prefeito com algumas reivindicações. Sou Presidente da Associação Comunitária do Planalto e Adjacências e temos um grande problema aqui em relação a uma área verde de cerca de 300 mil metros2. É a Mata do Planalto. |Ela possui mais de 20 nascentes, 3 cursos d´águas e é rica em biodiversidade de fauna e flora. Além disso é remanescente de Mata Atlântica. Uma construtora quer construir na área. Já há 2 recomendações do MP para a não construção. Mesmo assim há uma grande pressão para a PBH liberar a licença para a obra por ela ser particular. Estamos nesta luta a mais de 3 anos. Queremos que a PBH assuma a área e preserve o local, tão importante para o microclima da região e de BH.
    Desta forma, peço a colaboração de vcs para que possam incluir nas suas reivindicações esta demanda.

    Desde já agradeço,
    Magali Ferraz Trindade – Presidente da ACPAD
    magaliferraztrindade@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: